sábado, janeiro 11, 2025

Nunca é tarde para um balanço - 2024

2024

Nunca é tarde para um balanço.

Até porque, que me recorde, nunca fiz nenhum. Mas sinto que, desta vez, estava a necessitar. Não espero que alguém vá ler isto, até porque vai ser longo, aborrecido e completamente pessoal. É só mesmo para mim, ou talvez não. Então, acompanhando os registos fotográficos que tenho, cá vai:

Janeiro
Já tem me recordo como começou o ano, pois nem fotos tenho. Por certo em casa, nada de mais, como sempre, que eu não acho piada nenhuma a estas coisas. Só por aqui já se antecipa ou desenha algo significativo para o ano. Tudo na mesma, como a lesma. Aniversário do meu primogénito, algumas festividades ainda da época natalícia, feirinha no Marquês. Primeira de muitas edições das Quintas de Leitura, que desde que comecei a ir, faço questão de não faltar, umas melhores do que as outras mas sempre surpreendentes. Um teatro de "revista alternativa" no Rivoli, máquina de secar roupa que já fazia muita falta, a bicicleta que vou buscar para o meu mais velho. Estátua do Porto em novo local e dois espetáculos inusitados e intensos no aniversário do Rivoli, com performances de dança e realidade virtual. O sol brilha e as bicicletas saem da garagem. Passeio guiado pelos jardins do Palácio de Cristal, com muita história. Começam as obras da academia de futebol na Prelada e as visitas ao Cinema Batalha. Visita à Câmara do Porto, pelos 500 anos do Camões, ao cinema e sempre aos supermercados.

Fevereiro
Aniversário do Cinema Trindade, Batalha sempre de regresso e Dia do Vizinho com várias atividades interessantes no Museu Romântico. Visita ao museu na Casa do Infante. Leituras e mais leituras. Carnaval caseiro. Um arranjo de flores para a mãe no seu aniversário. Um dos primeiros eventos da Bedeteca, com o Mercado do Contra e dias passados com voluntariado. Exposições do Museu do Porto e Culturgest e apresentação do programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Francesinha :P Exposição de animais, essencialmente cães, em Gondomar, almoço e passeio em família pelo bonito parque. Pneus furados e arranjados, desta vez de bicicleta. Exposição fotográfica, literária, variada, campanha eleitoral. Primeira vez no festival literário Correntes d'Escritas na Póvoa de Varzim, muito bom. Sempre as listas de compras de supermercado e começo a participar nas sessões do Silent Book Club, algo que foi uma novidade muito boa deste ano. Villas Boas no FCP, livros e mais livros e snacks.

Março
Fantasporto! Momento sempre alto do ano, podia ser melhor, mas trás grandes expetativas e algumas boas surpresas. Eleições antecipadas, exposições, livros, cinema, greves. Membro da mesa eleitoral pela primeira vez. Teatro no Carlos Alberto encenado pelo Pedro Penin. Todos os dias rumo à Comic Con, um grande evento de volta ao Grande Porto, finalmente. Música revolucionária no Salão Ático do Coliseu e os 23 anos das Quintas de Leitura. Páscoa na igreja e em família.

Abril
Passeio por Matosihos, piscinas, atividades no Batalha e encontro da Bedeteca.Cinema, livros incluindo o festival literário Lev em Matosinhos e animação aqui no jardim Sarah Afonso. Evento "Passa o Micro", na Casa da Música a propósito música e revolução, com grandes nomes do panorama musical. "Porto Femme" no Batalha, celebração dos 50 anos do 25 de Abril com festa nos Aliados. Noite passada a dormir em pleno Rivoli, este evento foi inusitado e uma grande experiência - "Desodisseia". Nvova visita ao Cinema Batalha com os miúdos, pelo 25 de Abril. Villas-Boas é eleito presidente do FC Porto, mais um 25/04? Silent Book Club no Mouco, sempre uma tarde bem passada.

Maio
Tosquia! :) Abertura do Time Out Market na Estação de São Bento. Mais um local para turistas e outros indinheirados, mas está giro, não devo lá voltar tão cedo. Segunda edição do "The Last Movies" no Batalha. Adoro esta enorme maratona de cinema, tarde, noite e manhã a ver filmes e a passar pelas brasas. Visita ao museu de anatomia na Universidade do Porto no ICBAS. Bibliotecas e livros, os grandes refúgios. Conferência sobre "Digital Assets" na ANJE e dentistas. Teatro "infanto-juvenil" no Coliseu com os miúdos, oferta do Montepio, com monstros tipo marionetas gigantes, achei fraquinho. Obras ao longe, compras, hospital, pequenos passeios. Formação para apoio informático às Eleições Europeias. "Maia BD", festival de banda desenhada na Maia, gosto imenso de ir, segunda edição ainda melhor que a anterior.

Junho
Eleições Europeias, sou TAL, faço apoio informático com os cadernos eleitoras eletrónicos utilizados pela primeira vez. Conferência dos 136 anos do Jornal de Notícias na Casa da Música. Exposição fotográfica sobre o 25 de Abril em Matosinhos. E outra, muito interessante e bonita, sobre livros na Casa do Design também em Matosinhos. 100 anos do Dia D na Câmara do Porto. Aniversários de familiares. Futebol juvenil no Estádio do Bessa. Maratona Fotográfica FNAC, pelo Porto e Gaia, um dia espectacular passado com o meu filho mais velho a tirar fotografias, a passear em muitos locais e a comer bem. Evento / Feira na Faculdade de Belas Artes. Mais uma bela surpresa da Crypto.com. Europeu de Futebol, visto em diferentes locais e ecrãs. Sessão de cinema "Gru, o Mal Disposto 4" com os miúdos. Concerto de José Cid e Matosinho, uma longa noite de animação. Noite de São João calma em casa, a solo, com uma pizza do Pingo Doce. Dia seguinte a fazer a ronda tradicional pelas Fontaínhas e arredores. Exposição nas galerias nos jardins do Palácio de Cristal. Nova edição do Mercado do Contra, no Brasília, com exposições, conversas, muitos livros e convívio, entre a Mundo Fantasma e a Bedeteca. Mais uma edição do Silent Book Club, no bonito espaço ReWork, desta vez com troca de livros.

Julho
Aniversário e piscina. Espetacular exposição de Yaioi Kusama em Serralves e outras também interessantes na nova ala da Fundação. Semana Alumni da Universidade do Porto, com diversas actividades, entre caminhada com visita ao Museu do Carro Elétrico, visita à Sé do Porto com zona circundante e um evento de encerramento com música e gastronomia. Mais Silent Book Club e a nova e pequenina Feira do Livro de Campanhã. Festival Panda em família, no Estádio do Mar, oferta do Montepio. Objeto e Seus Discursos com mais uma sessão. Dia passado em Aveiro para tratar de algo que ainda vai dar que falar este ano, pelo menos se esperava nessa altura. Cinema ao ar livre na Praça da Batalha e primeira ida ao Festival de Curtas de Vila do Conde, onde vi filmes e exposições. Mais cinema na Batalha e fesa infantil na Prelada. Entrevistas de emprego, livros e música. Festival "Rock no Rio Febras" numa edição muito maior e melhor que a anterior, com destaque para o Legendary Tigerman, muito bom! Outra edição do Silent Book Club no Mouco e visita à biblioteca da Maia, com mais uma exposição.

Agosto
Brincadeiras de acampamento, saltinho a Esmoriz, festa Vizinhanças na Prelada com muitas atividades divertidas para todas as idades. Visita guiada a uma exposição no Museu Soares dos Reis. Animação em família na piscina e aniversário do meu filho mais novo. Jogos Olímpicos na televisão e outros momentos caseiros. Divertidamente 2, arrumações e reparações. Mais bincadeiras em casa da avó, aproveitando o sol. Dias a solo... Sismo aqui por perto em dia de partida para Lisboa. Uma semana por aquela zona, dias muito especiais que por agora não posso revelar, mas que foram dos melhores do ano. Vivam os pezinhos! :D

Setembro
O mês começa com mais uma edição do Silent Book Club com visita à Feira do Livro do Porto, um dos meus eventos favoritos do ano. Muitos livros, apresentações, música, teatro e muitas surpresas durante vários dias. Fiz 45 anos! Apareci na TV Guia ;) E quem sabe em breve onde será... Batalha e Bedeteca sempre presentes. FNAC de Santa Catarina vai fechar. Evento especial do Cinema Batalha com cinema espalhado pela zona, entre Teatro São João, lojas das redondezas, hotel, Orfeão, Centro Comercial, ... Muito interessante! Happiness Camp, evento na Alfândega do Porto, com conferências e até grafitti e outros desafios. Em família na Faculdade de Engenharia, para o evento Regresso a Casa, em que já não participava há alguns anos. Visita à obra do Matadouro, em Campanhã, no evento Fora de Portas organizado pelo Porto Innovation Hub. Que grande projeto, acho que vai ficar um local excelente. Festival Bang em Gaia, cada vez melhor e ao qual dá sempre vontade de regressar. Concerto dos "The Gift" na Cordoaria com o "Coral Histórico", maravilhoso! Ainda mais um Silent Book Club a descobrir novos locais. Descoberta também das novas estações do Metro, na extensão da linha em Gaia.

Outubro
Visita ao Museu de História Natural / Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto. Batalha e outros cinemas, Joker de regresso. Conferência no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett. Alfa Day na ANJE. Dia do Vizinho, do Museu do Porto, no reaberto Ateliê António Carneiro. Family Film Project no Batalha. Exposição, organizada pela Bedeteca, na Associação de Jornalistas, alusiva aos 50 anos do 25 de Abril. Grandioso espectáculo de Herman José, a celebrar os seus 50 anos de carreira, no Pavilhão Rosa Mota (nada de cervejas aqui). Passeio com os miúdos a uma exposição artística no Silo Auto. Arrábida, sushi, força! Digi... Quintas de Leitura e Objeto e Seus Discursos continuam. Ida ao festival Amadora BD pela primeira vez, um evento histórico e marcante de banda desenhada, adorei ir para conhecer, mas ficou áquem das minhas expectativas. Mais uma exposição nas Galerias Municipais do Porto, na Biblioteca. Conferência "O Futuro da Habitação", organização da Domus Social. "A Substância", sessão na noite de Halloween no Trindade.

Novembro
Exposição sobre a história da Cinemateca do Porto, na Casa do Infante. Trump de regresso... Semana de Reabilitação Urbana, passagem por esta conferência em Gaia. Livros por todo o lado. Dois dias e uma noite em Lisboa, para participar na WebSummit, nada de muito surpreendente depois da primeira ida no ano passado, mas sempre interessante de regressar, há sempre algo para descobrir e aproveitar. Quintas de Leitura, claro. Super concerto de David Fonseca no Coliseu, a marcar os 25 anos de carreira, "Still 25".  Se podia ser melhor? Podia, mas foi excelente mesmo assim. Chegou um dos dias mais complicados do ano, dia esse que ainda não terminou até hoje... Logo depois, chega uma PS5 especial para guardar com estima e ir aproveitando um pouco. Cinema no Batalha e também nas sessões de cine-concerto "Salão Piolho", organizadas pelo Inatel, que foram muito boas, nunca tinha ido e não posso falhar no próximo ano. 20 anos de Louie Louie. Objeto e Seus Discursos na Casa Escondida, entre a Igreja das Carmelitas e a Igreja do Carmo. Silent Book Club na Bertrand e Porto Post Doc no Passos Manuel e Batalha. Mais um Mercado do Contra no Brasília, com a Bedeteca e a Mundo Fantasma. depois de compromissos profissionais e gastronómicos.

Dezembro
Solo... Enfeites de Natal, preparações e adapações. Objeto e Seus Discursos no Reservatório, cinema no Batalha. Bonito concerto de Marisa Liz na Avenida dos Aliados. Novo jardim na Lapa e inauguração oficial na nova sede da Liga Portugal. Evento da Goteira na Bedeteca com uma interessante partilha de conhecimentos do mundo da banda desenhada. Saltinho à Maia, surpreendido por uma exposição de ilustração e celebrações natalícias. Silent Book Club no LACS, belíssimo espaço de cowork. Natal anda por aí, Quintas de Leitura também. A viagem! A espera, o aeroporto, o avião, Bruxelas, outro aeroporto, Leuven, estações de comboio, hotel, mais espera... Muita alegria e aborrecimento. Nervosismo e diversão. Tudo ao mesmo tempo. Tanto em tão pouco tempo, tudo tão intenso, tempo tão curto e que  demora tanto a passar. Tempo em família, tempo para mim. Tempo e mais tempo. Tempo a solo... Natal e Passagem de Ano. Em terra estranha, rodeada de estranhos, num frio que já não estranho. E estamos em 2025. Ainda vivo.