sábado, setembro 21, 2019

Tempos e Decisões


Regresso a este blog tantos anos depois... As redes sociais, tais como o Facebook e o Instagram estão em alta. No entanto sinto necessidade de escrever algo mais, que vá além destes imediatismos e que fique, nem que seja apenas para minha memória, e menos acessível aos magotes de "amigos" destas redes.

Estamos em 2019, um ano que está a ser de viragem para mim. Não acredito que seja qualquer influência dos 40s, apenas uma coincidência temporal, em que se conjugam várias circunstâncias da vida que me fazer mudar e avançar.

Mudanças profissionais e pessoais, algumas em curso, umas mais adiantadas outras nem tanto. Decisões tomadas, soluções encontradas, outras por encontrar, fruto do correr dos tempos. Nem todas serão as melhores ou mais corretas, ao olhar externo de terceiros, mas são aquelas para as quais a experiência anterior me guiou. E nunca até agora me arrependi das opções mais importantes que tomei na vida, pois elas eram as mais corretas naquele momento do tempo em que foram tomadas. Por isso mesmo foram as opções mais acertadas.

Como Saramago, eu não quero ter pressa, mas simultaneamente não posso perder tempo. Sendo a "pressa a inimiga da perfeição", e essa perfeição uma característica do meu signo astrológico, há muito deixada para segundo plano. Não sem dor, mas aceitando cada vez mais que não a é possível alcançar. Aí entra a questão da falta de tempo, pois não o querendo perder, temos que trabalhar no sentido duma maior eficiência e no consequente equilíbrio entre o tal tempo despendido em função do nível de perfeição do resultado obtido.

Pode parecer tudo muito teórico e apenas palavreado, mas é algo que está constantemente a acontecer no nosso dia-a-dia. E ter este equilíbrio é fulcral. Só que depois aí entram todos os factores externos, que vêm constituir um desafio ainda mais complexo. Acreditamos nós que estamos a seguir o melhor caminho, a tomar as decisões mais acertadas, tendo em consideração o nosso próprio bem-estar e o dos que nos são mais próximos, e logo surge alguma situação ou alguém que nos faz estacar ou caminhar noutro qualquer sentido.

Estes últimos dois anos, resultantes das alterações a nível profissional, foram aqueles em que mais aprendi. Costumo dizer que a mudança laboral foi a melhor coisa que me poderia ter acontecido e continuo ciente disso mesmo. Estava estagnado e com palas. Nesse momento consegui abrir os olhos e absorvi finalmente tudo aquilo que me estava a passar ao lado durante tantos anos. E por isso mudei. Para melhor, para pior, depende do ponto de vista. Eu sinto-me mais feliz, isso é certo. Algumas pessoas poderão sentir que não me conhecem, porque estavam habituadas ao tal Eu que estava sob grilhetas. Outras pessoas, talvez porque não me conheciam antes ou talvez porque se identificam mais com estes valores, vêm o lado positivo das minhas mudanças. Não deverei eu identificar-me e sentir-me mais próximo também destes últimos? Pessoas lutadoras, que ultrapassaram ou continuam a ultrapassar dificuldades, que lutam dia-a-dia pela sua felicidade e dos seus, e que por isso mesmo tiveram que a dado momento dar uma volta completa às suas vidas para encontrar a saída do seu labirinto.

Nesta actividade imobiliária encontro muitas pessoas assim e claro que sinto admiração por elas. Não é a formação de cada um que nos faz ser melhores ou piores seres humanos. É a nossa experiência de vida, o nosso passado em conjugação com as nossas ambições para o futuro, que condicionam as acções que tomamos no agora presente. Pessoas que diariamente lutam pelo que acreditam e que constantemente se excedem não apenas a si mesmas, mas que também combatem as influências negativas do seu círculo de familiares e amigos, que desvalorizam as suas opções de vida, tanto profissionais como pessoais. Estas pessoas são os meus ídolos, que tive o privilégio de conhecer e com que partilho diariamente variadas situações. Vejo-os ser premiados, subir ao palco, seres humanos como eu, homens, mulheres, novos, velhos, altos, baixos, cada um com o seu perfil, todos eles pessoas que merecem uma homenagem pelas suas conquistas. Que um dia disseram para si mesmos que esse era o seu caminho e que agora alcançaram o seu destino ou estão a fazer a sua caminhada. Com mais ou menos pressa e sem perder demasiado tempo.

Bem hajam! Saúde e siga em frente...

Sem comentários: