quinta-feira, agosto 05, 2010

Route 66 - Resumo

A Route 66 era uma estrada norte-americana criada em 11 de novembro de 1926. De este para oeste, iniciava na cidade de Chicago, estado de Illinois, passava pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminava na cidade de Santa Mônica, estado da Califórnia, totalizando 3.755 km. Em 1985 deixou de fazer parte do “US Highway System”. Existe atualmente como “Historical Route 66", sendo reconhecida pelo governo norte-americano por sua importância cultural, histórica e turística.Paisagens arrebatadoras, cidades e vilas variadas, ambientes urbanos e rurais, sinais luminosos de neon, postos de combustível no meio do nada, aldeias-fantasma, cafés vintage, móteis, viaturas clássicas, tudo isto e muito mais podemos encontrar ao longo desta estrada. Pelo caminho atravessamos diferentes ambientes que demonstram a diversidade dos Estados Unidos. Desde a urbanidade das ruas de Chicago, ao deslumbramento e isolamento das paisagens naturais do Grand Canyon, o dia-a-dia relaxado de muitas pequenas vilas, o ambiente do Oeste e dos indíos nativos americanos ou os ceús azuis da Califórnia.

Cada estado tem os seus pontos de interesse específicos, sobre os quais irei falar ao longo do tempo. Claro que, muitos deles surgirão por acaso durante a viagem, pois o percurso é longo e cheio de surpresas. Dizem que o Verão é a melhor altura para fazer a viagem porque teremos maior escolha a nível de atracções e obviamente melhor tempo, sem que os preços sofram um aumento muito significativo. O ponto de partida, mais comum, é Chicago, percorrendo a estrada de Este para Oeste, terminando em Santa Monica.

Actualmente já não se encontra a Route 66 em qualquer mapa comum das estradas norte-americanas, pois foi substituída pelas auto-estradas “Interstate”. Por isso recomenda-se a compra de um mapa específico da Route 66, bem como guias especializados.

Outro dos factores a ter em conta para planear a viagem antecipadamente, e visto que nos estaremos a deslocar de for a do país, é a viatura. Teremos que contar com o aluguer de um veículo, seja automóvel, moto, ou mesmo autocaravana (neste último caso permite dispensar os gastos de alojamento). De acordo com o meu plano de viagem, que prevê 18 dias de aluguer de automóvel, terei um gasto de cerca de US$ 1300, pois será cobrada uma taxa suplementar pelo facto do carro ser levantado num local e entregue noutro.

Este e outros detalhes relativos aos planos da viagem serão desenvolvidos em futuros posts, nomeadamente no que respeita a voos, alojamento, combustível, alimentação e visitas. Direi, apenas para já, que esse plano engloba no total 23 dias (3 semanas + 1 fim-de-semana), com saída e chegada ao Porto, passagem e paragem por mais de um dia em New York, Chicago, Grand Canyon, Las Vegas, Los Angeles e todo o percurso na Route 66.

4 comentários:

O Padrinho disse...

avisas quando e´ que tens ideia de ir?
e´ que para mim tenho que encaixar muitas ferias para essa viagem!
abraço do padrinho!! :P

David Pinto disse...

claro q aviso. vai guardando as férias aí para 2015 a 2020. lol

Unknown disse...

Boas... tb eu estou a programar essa viagem para daki a 4 anos, pois pretendo fazê-la de moto... gostaria de estar em contacto ctg para saber mais pormenores e kem sabe formarmos um pekeno grupo já q tenho mais um interessado.
um abraço, A.Roque

David Pinto disse...

Daqui a 4 anos... hum... parece-me bem :P. Gostava de ir mantendo contacto. Podes-me procurar no Facebook, por exemplo.